Exposição Brincando de Ser

Unindo sentimento e arte, exposição do Projeto Palloti ocorre no Masm até o fim de junho

Unindo sentimento e arte, exposição do Projeto Palloti ocorre no Masm até o fim de junho

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Foi brincando de falar coisa séria que 70 crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Pallotti criaram mais de 40 obras de arte que estão expostas até o dia 29 de junho, no Museu de Arte de Santa Maria (Masm). 


A mostra Brincando de Ser reúne o trabalho artístico produzido em oficinas do projeto social, que atende mais de 400 famílias em situação de vulnerabilidade social desde 2012, em Santa Maria. É a primeira vez que o projeto ocupa as galerias do museu santa-mariense, que estará aberto à visitação das 8h às 16h30min, de segunda a sexta-feira. A iniciativa foi contemplada no edital Espaços Expositivos do Masm.

 
As peças, que usam técnicas de assemblage, pintura, argila e instalação digital, foram criadas durante as oficinas de biodança, psicoarte, fotografia e arte contemporânea que os alunos participam no contraturno escolar. Elas são pautadas em uma proposta interventiva de articular arte e psicanálise, em um trabalho de constituição subjetiva dos sujeitos envolvidos.


Conforme a professora Keyciane Amado, coordenadora da oficina de fotografia e arte, as obras começaram a ser produzidas mais ou menos um ano e meio atrás:

 
– Partiu de um desejo muito forte que nós já tínhamos de demonstrar o outro lado do Projeto Palotti. Muitas vezes, somos lembrados pela música e isso é ótimo, mas temos muitos outros potenciais dentro do projeto. Estamos trabalhando sobre os sentimentos e formas com que as crianças consigam expressar coisas que nem sempre são transmitidas na fala delas.

 
Brincando de Ser propõe que o visitante faça um passeio pelos sentimentos e pela mostra. A ideia é que, quando a pessoa chegue ao museu, ela comece a observar as obras que são mais escuras. Nessa primeira seção, são abordadas as sombras e sentimentos que são mais difíceis. No meio da sala de exposição está a obra 20 Horas uma tela em transição. Ela está saindo do escuro e começando a ganhar cores.

 
– Estamos abordando como eles conseguem, a partir da arte e de todas as coisas que se oferecem dentro do projeto, ressignificar esses sentimentos que são tão duros e difíceis às vezes, não é? Mas aí entramos em uma parte mais clara e mais alegre da exposição, com quadros que já falam mais de felicidade e, no final, tem uma obra interativa, sobre sonhos – diz Keyciane.


A obra de assemblage "20 Horas"


Emoções

Ao longo das oficinas e na construção das obras da Brincando de Ser, os alunos puderam manifestar, por meio da arte, suas angústias, anseios e sofrimentos, bem como a alegria, a esperança e os sonhos. Uma maneira de dizer aquilo que muitas vezes não conseguem expor em palavras. E a oportunidade de mostrar as criações foi bastante celebrada. A obra Por Trás do Meu Sorriso, da Gabriella Silveira, de 12 anos, retrata um tema difícil: a perda de uma amizade. Mas a artista sentiu-se grata de poder se expressar por meio da obra:

 
– Foi muito difícil e como eu não queria preocupar ninguém, eu sorria em todos os momentos. Eu me inspirei em outra colega minha aí eu fui desenvolvendo mais técnicas de artes, até poder expor meu trabalho aqui. Usei técnicas de pintura com aquarela e pinceladas aleatórias.

 
Já a Antonella de Medeiros, 12 anos, participou da criação da obra 20 Horas, produzida com assemblage, técnica que mistura colagem e montagem para formar um novo quadro:

 
– É um lado negativo e um positivo. Queríamos fazer algo que representasse o medo de algumas pessoas em sair nesse horário, à noite. Um colega não pode sair porque tinha muito medo de assalto. O lado positivo e feliz do quadro é como nós todos queríamos que fosse o horário das 20h – finaliza Antonella.


Programe-se

O quê – Exposição Brincando de Ser, do Projeto Pallotti Quando – Até 29 de junho, das 8h às 16h30min, de segunda a sexta-feira
Onde – Museu de Arte de Santa Maria (Masm), na Avenida Presidente Vargas, 1400
Quanto – De graça

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